A CENSUPEG

Faculdade CENSUPEG

A Faculdade CENSUPEG tem como missão definida em seu Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2014-2018: “Promover a construção do conhecimento através do ensino de qualidade capaz de qualificar profissionais numa perspectiva social, humanizadora e emancipadora.”

A missão sintetiza o que acontece no cotidiano da instituição, onde construir conhecimento é reconhecido como um processo individual mediado pela equipe de docentes e pelo ambiente acolhedor que promove a aprendizagem significativa e cooperativa através do movimento dialético. Assim, ação, diálogo e reflexão contribuem para uma nova ação. A constante preocupação com a qualidade de ensino reforça o compromisso da faculdade de proporcionar o aprofundamento e reconstrução do conhecimento, de ser um centro de excelência de ensino e pesquisa na área da saúde, da gestão e da educação, áreas fundamentais para socializar, emancipar e humanizar a sociedade.

A Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo da política de ensino, empreender um processo educativo que contribua para o pleno desenvolvimento do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua formação profissional.

Almeja, formar profissionais criativos, críticos e reflexivos, aptos para a inserção no mercado no trabalho e para a participação no desenvolvimento da sociedade, utilizando metodologias adequadas que fundamentam técnicas e práticas para o exercício da profissão.

A Faculdade CENSUPEG desenvolve, junto aos seus alunos, uma cultura que vise a autonomia de estudos e pesquisas.

Assim, acredita-se que a faculdade estará contribuindo com o desenvolvimento e formação contínua dos nossos alunos e consequentemente a comunidade que cada um deles faz ou fará parte na sua atuação profissional, através dos cursos na área humana e social. A relação com o ambiente externo se intensifica na medida em que o cotidiano da sala de aula é permeado pelos problemas sociais identificados a partir das áreas de cada curso que a instituição oferece e esta relação permite que as análises destas realidades promovam a aprendizagem numa perspectiva de reconstrução e até mesmo de novas possibilidades para a sociedade e também para a formação emancipadora dos nossos alunos

 

Histórico de implantação e desenvolvimento da Instituição

A CENSUPEG está sendo implantada para atender a uma demanda localizada do Município de São Fidélis que não possui IES credenciada para a realização de cursos presenciais, fazendo com que, diariamente, cerca de nove ônibus lotados se desloquem para os centros educacionais mais próximos, a um custo expressivo para a Prefeitura local, alunos e familiares, pois estes deslocamentos envolvem os mais diversos tipos de custos financeiros, dentre outros.

Desta forma, em 2008, empresários, poder público e intelectuais locais resolveram investir no futuro dos jovens egressos dos cursos médios e técnicos cada vez mais crescente no Município de São Fidélis e cidades circunvizinhas.

menina

logo-sustentabilidadeA CENSUPEG fundamenta-se em valores essenciais para a evolução humana, e um deles é a sustentabilidade que é desenvolvida com muita seriedade e comprometimento.

Ser sustentável perpassa a visão financeira, ser sustentável é trabalhar focando na evolução das pessoas e da sociedade.

Toda empresa precisa ter consciência de que a sustentabilidade transcende suas dimensões físicas, por isso, é imperioso cuidar das pessoas, que nos representarão no futuro.

Assim, o Grupo Educacional CENSUPEG, desenvolve diversas ações sustentáveis, tais como:

– Neuropsicopedagogo na Escola nos Municípios: São Fidélis/RJ, Cascavel/PR, Ponta Grossa/PR e Botucatu/SP. A Faculdade CENSUPEG, do Grupo Educacional CENSUPEG, proporcionou formação gratuita para diversos profissionais da educação da cidade, investindo no desenvolvimento das pessoas, professores e alunos, auxiliando aproximadamente 1.800 crianças no decorrer dos anos.

– Contação de História Brincando: trabalhado realizado com crianças do Lar Ecos da Esperança, no Município de Joinville/SC;

– Gincana Sustentável: conscientização e otimização de gastos internos do Grupo Educacional CENSUPEG;

– Lacre Solidário: com a arrecadação e a venda dos lacres de latinhas, oportunizou-se a compra de cadeiras de rodas para doação;

– Futsal Feminino Anitense: apoio à equipe feminina de futsal do Município de Anita Garibaldi/SC;

– Setembro Amarelo: ações envolvendo: comunidade e alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade CENSUPEG, do Grupo Educacional CENSUPEG, objetivando a prevenção do suicídio;

– Encontro para o incentivo ao aleitamento materno da Faculdade CENSUPEG no Município de São Fidélis/RJ;

– Brechó solidário e cabide solitário na unidade CENSUPEG de Joinville/SC;

– Páscoa solidária no Lar Ecos da Esperança de Joinville/SC;

Trabalhamos para a propagação da sustentabilidade na comunidade em geral, corroborando para a evolução da sociedade, por acreditarmos na educação.

Ratificamos nossas ações sustentáveis, porquanto, não há como promover educação sem investimentos. Muitas recompensas obtivemos com os sorrisos de educadores que atingem seus objetivos quando compreendem adequadamente seus alunos, e, principalmente quando conseguem que o aluno se integre na sociedade através da educação.

Além das gratificações dos educadores e alunos, temos também o reconhecimento de instituições renomadas, quais sejam:


– Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES): concedendo o selo de Responsabilidade Social nas IES;


– Prêmio Dica de Mestre conferido no Congresso Aprender Criança 2016, conquistado pelo Projeto Neuropsicopedagogo na Escola, realizado pelo Grupo de Pesquisas da Faculdade CENSUPEG e Professores.

– Prêmio Mundial de Ciências 2016 em Havana/Cuba, reconhecimento internacional concedido ao Grupo Educacional CENSUPEG pelo Conselho Mundial de Acadêmicos e Estudantes Universitários (COMAU), por ser um centro de estudos com grande responsabilidade social e científica em nosso continente, devido a sua atuação em prol da Neuropsicopedagogia.