Ciências Sociais

O perfil desejado do egresso do curso de Licenciatura em Ciências Sociais só poderá ser entendido se discutirmos, primeiramente, o papel do cientista social na sociedade contemporânea. Por excelência, o papel do cientista social é o de pesquisar e analisar os processos políticos, sociais e culturais com a finalidade de produzir conhecimentos acerca destes processos. Num sentido amplo, o cientista social deve ser formado para produzir conhecimento, cuja natureza deve ser pluralista, crítica e criativa.

Por poder adquirir, ao longo do curso, uma sólida formação teórico-metodológica nos três eixos fundamentais que constituem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), o licenciado em Ciências Sociais deverá ser capaz de compreender criticamente a sociedade na qual vive e para a qual deve buscar alternativas, bem como ter competência para relacionar, de maneira adequada, a teoria à prática. Ou seja, deverá desenvolver a habilidade de relacionar os estudos teóricos com a reflexão sobre aspectos da realidade social que vivencia.

A inserção profissional do licenciado em Ciências Sociais é diversa, pois, além

de ser qualificado para atuar no magistério na educação formal (ensinos fundamental,médio e superior) e não-formal, estará também apto a exercer funções nas áreas de assessoria, consultoria, formação e planejamento em entidades públicas e privadas, movimentos sociais, partidos políticos e ONGs, bem como continuar sua formação em pós-graduação.

Espera-se que o egresso do curso de graduação em Ciências Sociais- Licenciatura da CENSUPEG seja, mais do que um profissional treinado ou condicionado para atuar em instituições educacionais públicas e particulares, um intelectual crítico e pró-ativo, apto a questionar e a intervir sobre as práticas e padrões atualmente hegemônicos em nossa sociedade.

Titulação: Licenciatura

Duração: 4 anos

 

matriz

ementa

 

DOU 12/5/2011 – SEÇÃO 1 – PÁGINA 19

Portaria no 1.074 de 10 de MAIO de 2011.

O Secretário de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto no 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto no 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista a Portaria no 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, conforme consta do Registro e-MEC no 200810781, do Ministério da Educação, resolve: Art. 1o Autorizar o curso de Ciências Sociais, licenciatura, com 100 (cem) vagas totais anuais, no turno noturno, a ser ministrado pela Faculdade CENSUPEG, no âmbito do Instituto Superior de Educação, na Rua Elízio da Costa Santos, s/n, bairro Montese, no município de São Fidélis, no Estado do Rio de Janeiro, mantida pela Sociedade de Educação, Cultura e Tecnologia São Fidélis S/S Ltda., com sede no município de São Fidélis, no Estado do Rio de Janeiro. Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LUIZ CLÁUDIO COSTA

Na escola como professor, além de atuar na area de assistencia Social, na elaboração de políticas na área da habitação auxiliando nos estudos de défcit habitacional e programas de baixa renda, bem como no planejamento das mais diversas políticas públicas, na saúde, educação, segurança pública e no meio ambiente conforme resolução 001/86 CONAMA. Além de auxiliar nos estudos no que dizem respeito aos patrimônios históricos da cidade.

O Censupeg possui diversas bolsas para que você possa garantir um futuro de qualidade, clique sobre as imagens e saiba mais sobre cada bolsa que a Faculdade CENSUPEG oferece:

bolsas

 

 

Bolsa-cidadao-fidelense transferencia melhor-idade vestibular bolsa-2-graduacao

botao-vermelho

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

 

csfd

Gostou deste curso? Solicite mais informações abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone