LINHA DE PESQUISA

As diferentes habilidades acadêmicas dos professores convergem para que o referido grupo de pesquisa desenvolva uma abordagem ampla de saúde e educação através das seguintes vertentes de pesquisas:

 

Prevenção e Promoção em Saúde

Prevenção e Promoção em Saúde” tem por objetivo investigar e produzir conhecimentos sobre os fatores físicos, mentais, sociais, econômicos e culturais que influenciam como risco ou proteção em desfechos de saúde e doença; sobre as ações coletivas ou pontuais que podem modificar esses fatores de risco ou proteção; avaliações de efetividade e custo-benefício de intervenções multiprofissionais para prevenção e promoção de saúde da população em geral e para a orientação de políticas públicas em saúde.

Coord. Adriane Nunes de Souza

 

Aspectos Biopsicossociais da Infância e Adolescência

A linha de pesquisa “Aspectos Biopsicossociais da Infância e Adolescência” tem por objetivo investigar e produzir conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança e adolescente de 0 a 18 anos, levando ainda em consideração a saúde da gestante e o desenvolvimento pré e perinatal do bebê; avaliar e intervir sobre fatores biológicos e psicossociais que alteram o desenvolvimento normal da criança e adolescente interferindo em sua saúde física, mental, aprendizagem e convívio social; avaliar e investigar as doenças que afetam a população de gestantes, crianças e adolescentes; propor avaliações de efetividade sobre intervenções direcionadas a saúde da gestante, crianças e adolescentes.

Coord. Elayne Arantes Elias

 

Neuropsicopedagogia e Aprendizagem

A linha de Pesquisa “Neuropsicopedagogia e Aprendizagem” tem por objetivo investigar e produzir conhecimentos sobre a relação entre cérebro, mente e educação. Isto será feito por meio da interface entre neurociências, psicologia e pedagogia que terá  como eixo transdisciplinar questões sobre os processos de ensino e aprendizagem. As subdivisões desta linha estão centradas na questão da interação entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos pedagógicos em caráter mais diretivo, buscando atingir e estimular competências cognitivo-motoras e não cognitivas. Neste sentido, a pesquisa se volta para questões contempladas nas neurociências que afetam e são afetadas pelo processo de ensino, tais como: atenção, memória, linguagem e aprendizagem

Coord. Rita Russo

 

Educação e Gestão em  Saúde

A linha de Pesquisa “Educação e Gestão em Saúde” tem por objetivo investigar e produzir conhecimentos sobre a prática de educação em saúde, pesquisas em saúde pública e em saúde coletiva, políticas públicas de saúde articuladas a políticas de educação, educação profissional centrada em educação permanente, continuada ou em serviço de recursos humanos na saúde e áreas afins. Aspectos éticos e legislativos das categorias profissionais na saúde, e relacionamento interpessoal. Construtos epistemológicos em formação e ensino na saúde. Administração e gerenciamento de pessoas, de instituição e de insumos na saúde. Estudos em Gestão Pública na área da saúde e áreas afins ligadas a gestão de políticas públicas de educação e saúde. Estudos da Educação em saúde voltada para metodologias de ensino e das relações entre Educação e Saúde e entre Gestão e Saúde.

Coord. Letycia Sardinha Peixoto